Ticker Bolsa 1

Ticker Bolsa 2

Agronegócio

Espuma assassina abate frangos doentes em SC

Luiz Silveira   (lsilveira@brasileconomico.com.br)
11/03/10 16:15


Um teste com 400 frangos mostrou a eficiência da máquina, cuja espuma elimina os animais e desinfeta os cadáveres e os aviários

Um teste com 400 frangos mostrou a eficiência da máquina, cuja espuma elimina os animais e desinfeta os cadáveres e os aviários

Collapse

Comunidade

Partilhe: del.icio.us   Digg   Facebook   TwitThis   Google   Mixx   Technorati  

Acaba de chegar a Santa Catarina uma espuma capaz de dizimar mil frangos em apenas 1 minuto.

Suas primeiras vítimas no Brasil foram 400 aves de um aviário de Arabutã (SC), que morreram asfixiadas pela espuma no início do mês.

A cena, um tanto quanto sinistra, foi acompanhada com entusiasmo por representantes das indústrias e dos avicultores.

Entusiasmo, não sadismo. A espuma é gerada por uma máquina importada por um grupo de grandes indústrias avícolas, como Brasil Foods e Marfrig, por meio da Associação Catarinense de Avicultura (Acav). Mas ela só entrará em operação em caso de ocorrências sanitárias que exijam a rápida eliminação e desinfecção de aves, para evitar a disseminação de doenças.

O investimento no equipamento foi de R$ 170 mil, mas seus benefícios fazem valer a pena. Muito embora, é preciso ressaltar, ninguém espera ter que usá-lo. "É como um seguro, temos mas não queremos usar", afirma o diretor executivo da Acav, Ricardo Gouvêa.

Santa Catarina tem o melhor status sanitário do país, e não registra foco de doenças avícolas perigosas há mais de uma década.

Até hoje, as indústrias e produtores precisariam realizar o abate manual das aves potencialmente infectadas, uma a uma, no caso da identificação de um foco de gripe aviária, por exemplo. Além de correrem risco de se infectar, as pessoas ainda poderiam transmitir a doença a outras aves.

O produto utilizado na espuma não é tóxico ou nocivo ao homem. Uma espécie de ventilador espalha rapidamente a nuvem branca e densa. Pequenas partículas entram no sistema respiratório e asfixiam os Gouvêa e o fabricante garantem que não há sofrimento.

A espuma e os frangos mortos devem ficar no aviário por três dias, para que os desinfetantes presentes na fórmula façam efeito.

A espuma reduz também o tempo necessário para a eliminação dos frangos. A rapidez na resposta a um foco de uma doença contagiosa é essencial para minimizar os danos econômicos, especialmente considerando que males como a gripe aviária podem exigir a eliminação de todas as aves em um raio de quilômetros.

O aparelho ficará na sede da Sadia, em Concórdia (SC), de onde poderá chegar a qualquer localidade do estado em até cinco horas, rebocado por uma caminhonete ou caminhão.

Todos os anos, 700 milhões de aves são abatidas no estado, e o principal destino é a exportação. "Estaremos prontos para dar uma resposta muito mais rápida a um evento sanitário, o que é importante para a imagem do produto catarinense", explica o executivo da Acav.

Agricultura e cemitérios

A máquina da espuma assassina foi lançada há dois anos pela Kifco, uma fabricante de equipamentos para irrigação de Havana.

Não em Cuba, mas no estado americano de Illinois. Os principais negócios da Kifco são sistemas de irrigação móveis para agricultura, campos esportivos e jardins. Há também uma linha só para cemitérios.


Comentários

Bruno, | 01/12/11 15:12
Será que ninguém aqui sabe ler e interpretar corretamente o que diz? Ou só interpretam o que querem?

"Mas ela só entrará em operação em caso de ocorrências sanitárias que exijam a rápida eliminação e desinfecção de aves, para evitar a disseminação de doenças."

Parem de ser sensacionalistas


Susi, | 01/12/11 18:27
"O consumo mundial da carne (bovina, suína, aviária, etc.) emite 51% dos gases causadores do efeito estufa." Dados como este não cabem no poço de profundidade dos argumentos de pessoas como Jonas.


Alex, Fortaleza | 01/12/11 20:34
Discordo com o senhor Hélio, poís como seres humanos possuimos caninos e molares onde podemos diversificar nossa dieta alimentar, além do que, tentar impor seu vegetarianismo a população seria um ato ditatorial, eu não sou a favor do abate de carne especificamente nesse caso, mas eu sou a favor da livre liberdade de comer o que bem entender.(salvo humanos óbvio). Além do que o métodos de abate vem através do sistema capitalista desinfreado, no qual pessoas como o senhor suportam indiretamente. A solução seria a mudança de oranização social.!


Juliana, Sorocaba | 01/12/11 23:07
Se essas porcarias de pessoas parassem com a reprodução desenfreada talvez não precisassem de nenhuma porcaria de espuma loca de 170 mil.. E com certeza pra testar essa merda muitos frangos tiveram que morrer.. Acho que o 170 mil poderiam ser bem aplicados em outras áreas e essa espuma bem aplicada no ** desses cientistas hahahaha


Renata, Jaciara-MT | 01/12/11 23:47
IBERE, respeito seu comentário, mais simplesmente odiei ele, e por esse simples motivo vou escrever minhas palvras nesse texto.
OBS: O que são 400 frangos, perto de uma população faminta por carne e sede de sangue, que muitas vezes se esquecem se esquece que a carne vem de um ser vivo que tem que morrer para te satisfazer...
MAIS AFINAL, esses animais que só tem essa função? são necessários para a sobrevivência? prazer em matar? foram feitos por Deus para nos servirem de alimentos??? TENHAM VOCÊS SUAS PRÓPRIAS CONCLUSÕES, MUITAS VEZES HIPOCRITAS...INFELIZMENTE

MINHA ANÁLISE: Muitas pessoas acham esse "avanço" errado pelo fato dos frangos morrerem, mais elas só se importam quando derrepente por "acaso" encontram alguma matéria que fale sobre algum assunto de matanza... mais as pessoas não se julgam pelo fato de comerem carne. Eu vi muito comentários em redes sociais, TADINHAS, DEUS É MAIS, QUE CRUELDADE... Mais se esquecem que elas próprias não abrem mão de comer um ser vivo, ainda mais bem tempeirado no churrasco de domingo..... Ver o franguinho no supermercado prontinho pra assar e saborear é bom né, mais se esquecem que antes aquele animal já respirou e sentiu dores que nem você.....

E SE VOCÊS QUEREM MUDAR ALGO COMEÇEM PARANDO DE COMER CARNE, SÓ ASSIM DIMINUIRAM A MATANZA.. Mesma coisa acontece com o tráfico de drogas, com a pirataria... EAI QUEM VAI ABRIR MÃO? Só para deixar claro sou vegetariana, meu cárdapio de se resume em massas, verduras e vibra, posso te dizer que cuido muito bem da minha saúde e principalmente da minha consciência! Obrigada, (Renata, 16 anos, Jaciara-MT)


Tha, | 02/12/11 00:20
Se um vegetáriano quer ser extremista ao ponto de não querer que matem animais doentes, que podem contaminar outros animais e até mesmo o ser humano, então ele deve parar de usar tudo literalmente sendo extremista como ele é, pois do shampoo ao alimento existe algo de origem animal.


Alexl, | 02/12/11 02:50
Galera, parem de frescura, nós precisamos comer, assim como grandes predadores estraçalham suas presas nós "exterminamos" as nossas, poderia ser de uma maneira "mais humana"? claro que sim mas se ocorrer uma outra pandemia de gripe aviária eu acho este método super válido.

E outra, vai tirar a carne de onde? parem de bancarem os politicamente correto, aquele vegetal e aquela verdura que você come é tão vivo quanto eu e você.

Falando em fome quantos aqui fazem doação de alimentos? vocês se preocupam com aquelas crianças que ficam pedindo dinheiro, lavando para-brisa e vendendo bala por aí? fazem alguma coisa p ajudar? dão dinheiro, alimento, pagam uma água ou acionam a assistência social? Aposto que não pois se fizessem a situação das pessoas que vivem em áreas de risco seria bem diferente.

Antes de bancarem os defensores da humanidade e dos animais procurem fazer alguma ação, falar é bem fácil, quero ver meter as caras


Vida, | 02/12/11 03:20
QUE VERGONHA! Estes supostos "seres humanos" não tem vergonha disso!
Verdadeira desgraça! Holocausto!
Estupidez! Covardia! Insanos! Vergonhoso!
Avanço Humano? Que humano? Onde? Isso é o lixo, o resto da insanidade do que voces chamam de "avanço humano"
Helio, perfeito seu comentário!


Ricardo Abreu, Rio de Janeiro | 02/12/11 09:21
Este procedimento é destinado EXCLUSIVAMENTE às aves infectadas com doenças incuráveis e que comprometem a saúde do ser humano. Estes animais não se destinam e NÃO SE DESTINARÃO ao consumo humano. É uma forma eficiente de desinfecção e abate de animais doentes e que não são apropriados ao consumo humano. É homologado e recomendado pela Vigilância Sanitária e é eficiente no imediato e total controle de disseminação de doenças aviárias. O animal é anestesiado e o efeito principal do medicamento é a morte do animal depois de desacordado.


Douglas, | 02/12/11 12:21
Primeiro, que essa informação de "consumo mundial de carne emite 51% dos gases causadores do efeito estufa" é mentira. O ser humano é responsável por nem 10% do efeito estufa.

Segundo, as pessoas leem ou interpretam somente o que querem:

"Mas ela só entrará em operação em caso de ocorrências sanitárias que exijam a rápida eliminação e desinfecção de aves, para evitar a disseminação de doenças."

Terceiro, párem de colocar carnívoros como demônios e vegetarianos como santos, pois a máfia da Soja no Brasil é tão podre quanto a da carne.


Ricardo, | 02/12/11 12:44
Que chamada mais sensacionalista... "espuma assassina"... fala sério, ela vai ajudar e muito a erradicar doenças e qualquer epidemia. Só vai ser usada nos frangos que já estão doentes.

Pessoa só lê o título da matéria e umas linhas, e já sai comentando bobagem, nossa.


Renira, São Paulo | 02/12/11 14:23
Bem no fundo da questão, o que realmente está pesando para os proprietários da máquina produtora da tal espuma é o "din din", medido em Real, Dolar, Euro, Marco, Franco, etc..., que será economizado com a facilitação do abate das aves doentes ou não. Será que a máquina é inteligente e quando ligada matará apenas as aves doentes? Está muito evidente durante todo tempoa que a principal preocupação é manter a boa imagem perante os compradores internacionais das toneladas de carne, ou seja: money, money, money. Em nenhum momento percebi a preocupação em prover a alimentação dos desvalidos. E outra coisa muito importante: Os bichinhos mortos serão cremados ou por baixo dos panos virarão ração (como na Inglaterra que fabricou a Vaca Louca) ou adubo que infectará por exemplo o lençol freático. Ou alguém acredita que FRANGO MORTO - VIRUS TAMBÉM?


jhenifer , rio grande do sul | 04/12/11 18:52
Realmente fico muito triste com as NOVAS E GRANDES invençãoes dos SERES HUMANOS.Nunca beneficiam a natureza por mais que essa nova invenção" Mas ela só entrará em operação em caso de ocorrências sanitárias que exijam a rápida eliminação e desinfecção de aves, para evitar a disseminação de doenças."Mas e a defesa dos animais e quantos tiverem que ser sacrificados,nossa o mundo está todatalmete virado mesmo, mas concordo com o cometario do Douglas,E fico mais triste ,pois tem alguns ainda a favor desse horror .....


gabriel cadete, | 11/03/10 17:07
absurdamente nojento e errado.


Douglas, Porto Alegre | 11/03/10 17:18
Maravilha da moderna tecnologia química. Muito bom mesmo para aplicar na Câmara Legislativa do Distrito Federal.
Enfim encontraram uma solução definitiva para desinfectar aquele antro de safados.


Envie o seu comentário

Os comentários enviados serão publicados após aprovação. O Brasil Econômico reserva-se o direito de não publicar comentários considerados como ofensivos ou sem ligação alguma ao artigo em questão

outros jornais da EJESA